A magia da simplicidade

A magia da simplicidade

Uma nova era do luxo está oficialmente aberta e ela se chama Simplicidade. Uma nova onda de pequenos hotéis está se espalhando por locais antes desconhecidos do grande público e com eles projetos de estilo e personalidade com características simples, rusticas e centrados
em experiência. Estes hotéis têm algumas características semelhantes. Arquitetonicamente são deslumbrantes, mas simples ao mesmo tempo. São corajosamente locados em paisagens rurais selvagem ou praias desertas e estão inteiramente enraizados na cultura local.
Surge aí uma nova categoria de viajantes, os “insiders”, eles procuram refúgios com características locais que apesar de estarem começando a se desenvolver, continuam silenciosos, restritos, pouco conhecidos e completamente despretensiosos. Quando falamos especificamente da arquitetura destes locais, o que podemos dizer é que ela sempre leva em
consideração e em seu conceito um profundo respeito e harmonização com o ambiente e a natureza em que o hotel está inserido.
A arquitetura de interiores também é outro ponto a destacar para esta nova categoria de hotéis. Ela geralmente é simples, chic, sem grandes ostentações e conversa muito com a cultura e história da região. A história, os elementos e o mobiliários usados misturam-se e não é raro estes hotéis terem muito também da vida e personalidade de seus proprietários e colaboradores.
Nada melhor que ilustrar nosso texto com alguns exemplos, podemos resumir estes refúgios como únicos e originais porém o bastante para serem luxuosos, por que hoje, luxo nada mais é do que uma experiência indescritível, afetiva e preciosa.
Hotel Sublime – Comporta Portugal. O casal Gonçalo e Patrícia Pessoa foram para a Comporta para comprar uma casa de fim de  semana e acabaram construindo o primeiro e mais importante hotel de luxo da região. Espalhado por mais de 17 hectares isolados (você verá
mais pinheiros do que pessoas), a propriedade possui cinco quartos na elegante casa principal e nove suites duplex em um anexo próximo. Os interiores contemporâneos misturam mobiliário Gervasoni com pisos de concreto polido e lençóis brancos. A piscina de borda infinita é o sonho de um nadador, e a apenas cinco minutos de carro estão as magníficas areias brancas da Praia de Pego. Quando você estiver lá, peça um balde de nozes portuguesas ao vapor no bar do Restaurante Sal, um local bem localizado onde você pode se deparar com os habitues de Comporta como Christian Louboutin e Jacques Grange.

sublime1
Awasi-Atacama – Localizado na antiga cidade comercial de San Pedro de Atacama, o Awasi Atacama tem apenas 10 quartos, cada um deles tem um guia privado já designado e uma camionete Toyota 4WD para que os hóspedes possam explorar o deserto em seu próprio ritmo, visitando onde quiserem, quando quiserem. Depois de explorar o impressionante cenário natural do deserto de Atacama, volte para Awasi Atacama para nadar na piscina, uma bebida na fogueira e longas refeições à tarde no restaurante Relais & Chateaux. Awasi Atacama está localizado atrás de uma antiga parede de adobe, então você poderia passar facilmente e não perceber que uma pequena pousada se encontra ali. Com pátios privados, árvores altas que fornecem sombra natural e áreas comuns ao ar livre para que você possa desfrutar dos céus mais claros do mundo.

awasi2

Explora Rapa Nui – Ilha de Páscoa. Experiências sensoriais são programadas para permitir ao hóspede vivenciar a atmosfera única da região. Único hotel com suítes espaçosas, piscinas e serviços exclusivos localizado na Ilha de Páscoa, o Explora Rapa Nui fica ao sul da vila principal da ilha mais isolada do mundo. A terra dos moais tem  população inferior a 4.000 pessoas e, à exceção do Explora, conta apenas com pousadas familiares. No hotel, as grandes janelas permitem vistas privilegiadas da região de Te Miro Oone e do Pacífico e o hotel oferece inúmeras possibilidades de experiências nas vivências locais.

rapanui4

 

AndBeyond Ilha de Mnemba – costa nordeste de Zanzibar! Cada uma das 12 suites de madeira e palha vem completa com sua própria varanda privé. A decoração é simples e contemporânea, deixando os hóspedes a oportunidade de realmente desfrutar o ambiente natural. As camas com dossel são feitas com roupas de cama e mosquiteiros para manter os insetos fora! Banheiros espaçosos incluem pias duplas, uma banheira e cortinas de chuveiro compostas de requintadas contas de vidro queniano. O chá é entregue diretamente à portas dos bangalos que tem em seus armários chapéus, roupões de algodão e cangas de praia a disposição. O resort também oferece seis barcos para os hóspedes irem nadar com golfinhos e praticar pesca com mosca!

zanzi5

 

Arquiteta Ana Paula Lubianca

Gestora unidade São Paulo.